Você sabe usar esse aplicativo?

Temos nos deparado nos últimos anos com muitas tecnologias revolucionárias. Acredito que elas surgem para criar um gigante elo de aproximação e exposição de informações que deveriam ser passadas com certo critério de veracidade. Aqui no hotel nos deparamos com alguma situações complicadas. O Google Maps possui uma ferramenta que permite o usuário avaliar algum estabelecimento que tenha frequentado. O grande problema é que se você ficar com seu celular ligado por um certo tempo próximo a algum estabelecimento comercial, ele irá sugerir que você avalie o local. Dentro do aplicativo, existe a opção de marcar que não esteve nesse local, mas a grande maioria das pessoas não lê essa opção e acaba fazendo uma avaliação sem ter frequentado o local. O maior problema é que o Google permite que seja apenas dado uma nota para o local e não obriga a ser “relatado” o motivo da atribuição de tal nota. Nesse ponto temos vários problemas, o principal deles é “adivinhar” o porque da atribuição de tal nota. Usando um exemplo prático, porque fulano de tal nos atribuiu a nota 1? Com um texto relevante e explicativo, saberemos onde estamos errando e o que precisamos melhorar. Agora, e se não tem esse texto? Nessa última semana recebemos uma avaliação com nota 1. O detalhe mais interessante é que essa pessoa não se hospedou conosco. Consegui o contato dessa pessoa e tentei verificar o motivo do ocorrido. Ela me informou que não tinha feito avaliação alguma de nosso estabelecimento, mas tinha feito. A conclusão é de que não se lê absolutamente nada antes de responder a uma simples pergunta. Ao mesmo tempo que o Google nos ajuda de diversas maneiras, algumas vezes somos prejudicados por não ter uma verificação da veracidade da informação que está sendo colocada a público. Por inúmeras vezes relatei em sites que possibilitam a avaliação, para que houvesse uma obrigatoriedade no preenchimento de algum texto explicando o motivo da atribuição de tal nota. Em alguns casos nos informaram que isso iria deixar muito burocrático e não iria atrair o público para efetuar as avaliações. Acredito que ao invés disso, apenas pessoas com a intenção de mostrar realmente como foi sua experiência no local iriam despender do seu tempo para efetuar a avaliação. Enfim, quando for efetuar sua avaliação em qualquer site ou mecanismo de avaliação, relate com riqueza de detalhes toda experiência que teve no local, sempre tentando não levar para o lado pessoal. Caso teve uma experiência muito ruim, tente entrar em contato com o proprietário para expor o ocorrido. É de extrema importância para os proprietários saber onde melhorar e onde estão acertando. Isso não demora muito e com certeza vai trazer benefícios para muita gente.